Auto – Exame
O auto exame consiste na observação e apalpação dos seios feito pela própria mulher.Este é feito mensalmente, após o período menstrual.
  1. Observação em frente do espelho
Com os braços para baixo verifique se: - os seios estão sempre da mesma forma; - existem zonas da mama deformada ou retraídas (alterações da cor, tamanho etc); - existe a retracção do mamilo. De seguida levante os braços e faça a mesma verificação.
  1. Palpação deitada
Coloque uma almofada debaixo do ombro direito e a sua mão direita debaixo da cabeça.Com a mão esquerda examine a mama direita.Utilize os três dedos centrais pressionando a mama procurando de uma forma suave um nó ou uma parte dura. Repita os mesmos movimentos mas sentada. De seguida apalpe a axila, para verificar se existe algum módulo ou inchaço. Por fim mude de braço e repita o auto – exame na mama oposta.
 
O cancro da mama é um tumor maligno que se desenvolve nas células do tecido mamário. Um tumor maligno consiste num grupo de células alteradas que pode invadir os tecidos vizinhos e disseminar-se para os órgãos do corpo. É mais frequente nas mulheres mas também pode atingir os homens.